"Uma Tuna é um grupo de pessoas que não sabe de música e que toca música para aqueles que sabem."

O que é uma Tuna?!

Uma tuna é um agrupamento musical.
A origem destes agrupamentos ainda não está claramente determinada. Para alguns, as suas raízes encontram-se nos estudantes maltrapilhos que se socorriam dos seus dotes musicais e artísticos para sustento dos seus estudos, folias e excessos juvenis.
A Tuna Académica é um agrupamento constituído por estudantes essencialmente do ensino superior
(embora nas primeiras décadas do século XX tenham sido comuns as tunas compostas por alunos de liceu).
O repertório musical das tunas é extremamente variado, indo desde adaptações de temas de autor, passando pela música erudita, até composições originais cuja temática incide essencialmente na vida boémia estudantil, na celebração do amor, mantendo afinidades temáticas com o fado e um certo estilo de música muito em voga, de cariz humorístico e brejeiro.
Envergam usualmente o traje académico da instituição que representam, sem prejuízo de em certos casos serem criados trajes especificamente para o efeito - inspirados, em todo o caso, quer em trajes estudantis de séculos passados, quer com adaptações de elementos etnográficos da região a que pertence.
Contudo, estas alegações são impossíveis de provar, por falta de referências documentais definitivas. A própria origem do vocábulo "Tuna" é incerta.
Muito do que se tem defendido sobre a origem do nome repousa sobre interpretações truncadas e indirectas de textos legados pelos estudantes. Alguns defendem que a origem seria do provençal "Thune" - "albergue para mendigos", muito divulgados no sul de França. Esta teoria apoia-se no carácter mendicante dos "sopistas" (do espanhol "sopa"), classe de estudantes que sobreviveriam à custa da "sopa boba" (ou sopa dos pobres) distribuída gratuitamente nesses albergues; assim "tunos" seriam os que se alimentavam à custas desses "thunes".
Ainda de acordo com esta teoria, "tunos" seriam os trabalhadores sazonais que se deslocavam para o sul de Espanha para aproveitarem o trabalho proporcionado pela faina do atum no Mediterrâneo; estes trabalhadores sazonais teriam inspirado os estudantes a uma vida igualmente errante.
Segundo outros ainda, a origem estaria no nome da capital da Tunísia - Tunes: esta teoria pretende ver no uso tradicional da pandeireta por parte das tunas um vestígio da sua origem mourisca.
Pretendem ainda outros que "tuna" seria apenas a corruptela de "estudiantina".
O fenómeno "Tuna" não se fixou apenas no contexto académico. De facto, foi fora do contexto universitário que este tipo de agrupamentos conheceu maior pujança ao longo de todo o século XX, um pouco por todo o país.
Estes agrupamentos de cariz popular receberam outro tipo de designações, além do de tuna: orquestra popular, orquestra típica, conjunto típico, entre outras.
Segundo uma definição que contém tanto de simplista como de verdadeira, no parecer de Ernesto Veiga de Oliveira, uma tuna seria "Um grupo de pessoas que não sabe música e que toca música para aqueles que a sabem", numa alusão ao carácter assumidamente amador e voluntarista deste tipo de agrupamentos. Na actualidade, a tuna académica/universitária é entendida como um grupo musical composto exclusivamente por alunos ou ex-alunos do ensino superior.

Os instrumentos principais são:
- Guitarra clássica
- Cavaquinho
- Bandolim
- Contrabaixo
- Pandeireta
- Acordeão
- Bombo e outras percussões
Para mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuna

Sem comentários: